quarta-feira, 5 de março de 2008

FA7 em Destaque

Acredito que o melhor prêmio que um professor pode receber é saber que seu trabalho está frutificando.

Por isso, a notícia abaixo me encheu de orgulho por fazer parte do quadro de professores da FA7.
Parabéns à Faculdade.

Ah, e também aos alunos da UFC, minha faculdade do peito.


1. MANCHETE DA CAPA - Edição 26591 de 05 de março de 2008

Ceará é destaque no exame da OAB
Três faculdades cearenses (UFC, Urca e Fa7) estão entre as 33 instituições que tiveram mais de 60% de aprovação no exame da OAB.

2. REPORTAGEM NA INTEGRA

Brasil FORTALEZA - CE, QUARTA-FEIRA- 5 DE MARÇO DE 2008 Página: 13
<> As instituições cearenses são a UFC, a Urca e a Fa7. O presidente da OAB, Cezar Brito disse que das 33 instituições que tiveram mais de 60% de aprovação na primeira fase do Exame da Ordem, 25 são federais ou estaduais

Ceará tem 3 faculdades entre as que aprovam mais de 60% na OAB

Três instituições de ensino superior cearenses estão entre as 33 universidades e faculdades que registraram mais de 60% de aprovação na primeira fase da mais recente edição do Exame Unifi cado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). São as universidades Federal do Ceará (UFC), com 67,44%; Regional do Cariri (Urca), com 67,14%; além da Faculdade 7 de Setembro (FA7), com 62,5%. O presidente nacional da OAB, Cezar Brito, anunciou ontem, em Brasília, que entre as 33 instituições de ensino brasileiras que registraram mais de 60% de aprovação na primeira fase do Exame, 25 são universidades federais ou estaduais. "As instituições públicas têm dado certo e isso precisa ser estimulado. Esse resultado comprova, uma vez mais, que o ensino de qualidade existe no Brasil. As próprias faculdades e universidades públicas vão poder utilizar os dados da OAB para exigir melhorias para que todas se igualem", disse o presidente. Os quatro melhores desempenhos entre as 33 faculdades listadas na estatística do Exame de Ordem fi caram com a Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com a Universidade de Brasília (UnB). A de Feira de Santana registrou índice de 91,67% de aprovação, com 24 alunos tendo prestado a prova e 22 aprovados. A UFBA contabilizou 88,7% de aprovação, com 102 alunos aprovados entre os 115 que prestaram o exame. A Universidade Federal capixaba registrou 88,64% de aprovação, com 39 candidatos aprovados entre os 44 que fi zeram a prova objetiva. Já a UnB registrou índice de 87,27% de êxito, com 48 candidatos aprovados entre os 55 que prestaram o exame em sua última edição. A primeira fase a que se refere a estatística foi realizada no dia 20 de janeiro deste ano em todos os estados que adotaram o Exame de Ordem Unificado. (da Folhapress)
ANTONIO CRUZ/ABr Presidente da OAB, Cezar Brito: "Instituições públicas têm dado certo"

MELHORES DESEMPENHOSUniv. Est. de Feira de Santana (BA) 91,67% Univ. Fed. da Bahia (BA) 88,70% Univ. Fed. do Espírito Santo (ES) 88,64% Univ. de Brasília (DF) 87,27% Univ. Fed. de Pernambuco (PE) 87,21% Univ. Fed. do Paraná (PR) 84,96% Univ. Salvador (BA) 82,52% Fac. Integradas de Vitória (ES) 80,42% Univ. Fed. de Alagoas (AL) 79,41% Univ. Fed. da Paraíba (PB) 78,72% Univ. Fed. de Sergipe (SE) 75,00% Univ. Fed. de Santa Catarina (SC) 74,36% Univ. Fed. de Goiás (GO) 72,94% Fac. Ruy Barbosa de Adm. e de Direito (BA) 72,37% Univ. Est. de Londrina (PR) 72,00% Univ. Fed. do Rio de Janeiro (RJ) 71,05% Univ. Fed. do Piauí (PI) 70,37% Univ. Est. de Maringá (PR) 69,85% Univ. Est. do Sudoeste da Bahia (BA) 69,23% Univ. Fed. de Mato Grosso (MT) 68,75% Univ. Fed. do Rio Grande do Norte (RN) 68,18% Univ. Fed. do Ceará (CE) 67,44% Univ. Regional do Cariri (CE) 67,14% Univ. Est. de Ponta Grossa (PR) 66,67% Univ. Fed. de Mato Grosso do Sul (MS) 64,86% Fundação Univ. Federal da Grande Dourados (MS) 64,00% Inst. de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho (PI) 63,64% Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro (RJ) 62,50% Fac. Sete de Setembro (CE) 62,50% Univ. do Estado do Rio Grande do Norte (RN) 61,36% Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (RJ) 60,71% Univ. Católica de Salvador (BA) 60,16% Fac. Est. de Direito do Norte Pioneiro (PR) 60,00%

3. LINK DO OPOVO.COM

http://www.opovo.com.br/opovo/brasil/770803.html

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns professor George.

Thiago.

Unknown disse...

George,
primeiro dou meus parabéns.
Também parabenizo a OAB. É salutar divulgar esse tipo de estatística.
No entanto, acho que a OAB devia explicitar melhor quais os critérios adotados para a elaboração do selo OAB RECOMENDA. Existem universidades que NUNCA figuraram na lista das que mais aprovam, e mesmo assim receberam o selo.
Hoje o selo é dado com base em critérios puramente políticos. Se a universidade tiver um coordenador do curso ou mesmo professor que seja influente na OAB (conselheiro federal, p. ex), leva o selo.
Absurdo!

Anônimo disse...

Caro george,

Ontem, um menino de apenas 8 ANOS conseguiu passar em um vestibular da faculdade UNIP-GO. Na referida prova, constava um tema bem complexo, qual seja: CONSUMISMO NOS TEMPOS MODERNOS.

O que isso tem a ver com a OAB? Explico:

Nas duas provas ha questoes objetivas com grau de dificuldade baixissimo, ou sendo mais direto: questoes ridiculas! Contudo, enquanto no vestibular cobram matematica, fisica, materias que exigem ao menos a aplicacao de formulas ou, no minimo, a compreensao de que caso substituidas as macas dos livros pelas bananas do problema da prova, a soma darah o mesmo resultado; no direito basta decorar uma leizinha ou outra e vc passa na OAB: decore o estatuto da ordem- uma bobeira de uma lei com uns poucos artigos- entenda a tal responsabilidade da ADM PUBLICA, decore a competencia no proc do trabalho e pronto: Ja deram os 50 pontos necessarios para passar.

Na segunda etapa, basta decorar modelos de peticao que se encontram espalhados em diversos sites de internet ou amontoados em livrarias juridicas. Pois mais facil eh decorar 4 pecas possiveos de cairem na sedunda fase da OAB, a preparar-se para uma redacao em que pode cair temas dos mais variados: "consumismo", "a crise do capitalismo" entre outros...

Acabei esquecendo do grande sonho do jovem: ser JUIZ FEDERAL!
Por certo, a prova para tal cargo nao eh das mais moles. Mas eh sempre bom animar o mais novo academico de direito, nosso colega:
Passar pode ser dificil, pode ser ateh que o jovem bacharel mirim nao consiga repetir a facanha no dificil concurso da magistratura, mas chegando la tudo se tornarah mais facil: Vc terah um computador com muitos modelos de peticao, podendo esquecer dos velhos modelos decorados para se fazer a prova. Doutrina a mesa, leis atualizadas na internet, livros dos mais variados. O que tera que fazer eh simplesmente dizer o que ja foi dito por pessoas mais importantes do que voce- com mais tempo de praia, mais titulos academicos- dando o devido credito ao grande autor. Conselho: Sempre que possivel, cite os estrangeiros em lingua estrangeira, ninguem entendera nada, tampouco voce, mas o que importa eh que ninguem reclamara. Ninguem tera a coragem de dizer que nao domina linguas proximas ao portugues, como o espanhol, ingles... Serah considerado um homem culto, chamado de excelencia e bla bla bla...
As belezas da profissao sao essas. No plano pessoal, contudo, tudo desanda:
1-Um casamento com uma linda e ausente mulher.
2-Estudar, estudar e estudar. Agora vc eh um homem culto! Qualquer tempo de pernas para o ar significa perda de tempo, e nao descanso. Derrota para o concorrente que estuda enquanto vc perde tempo vendo um filme, tomando uma cerveja.
3- Ferias? Nem pensar. Tempo de ler assuntos fora do mundo juridico. Atualizar-se. Ou gostarah de ser chamado de alienado juridico por seus colegas. Em sua cabeca ha dedos apontanto e risadas: esse cara soh sabe direito, eh um automato, um tecnocrata da lei.
4- O final eh sempre o mesmo. La pelos 50 anos, trinta de formado, a conversa eh sempre a mesma: "Ralei pra cacete e acabei sendo mais um". Eh soh pensar: o STJ TEM 33 MINISTROS: por acaso eh capaz de lembrar de todos os nomes dos grandes ministros que ocupam a egregia, excelsa, ou qualquer coisa que denominem o tal tribunal? Ha poucos dias, morreu um deles, ministro Quaglia barbosa. No jornal correio braziliense, apenas uma nota de rodape. Ateh o Latino, caso partisse dessa para uma melhor , mereceria uma pagina na FOLHA DE SAO PAULO, capas e mais capas em revistas especializadas em famosos. Quem sabe apareceria ateh no jornal nacional?

Por isso, pergunta-se: Por que fazer Direito, por que se orgulhar de pertencer a classe dos advogados- empecilho maior entre a prentensao e a satisfacao, funcao dispensavel a tutela jurisdicional? Por que nao tentar fazer algo verdadeiramente produtivo:
1-JOGAR BOLA E ALEGRAR MILHOES DE TORCEDORES.
2-Montar uma banda de ROCK e cantar no faustao.
Ao jovem colega academico, com a devida venia, recomenda-se o cancelamento da matricula no curso de direito e a subsequente entrada em um grupo de rock como vocalista e na escola de futebol do Clube de Regatas FLAMENGO.

Um abraco
JOAO PAULO

Anônimo disse...

Sinto cheiro de frustração no ar!

Não basta decorar o estatuto (o exame cobra além do estatuto, o regulamento e o código de ética e disciplina). E não é indicado decorar, senão passados alguns anos, teremos um rábula da pior estirpe perambulando por ai, perguntando para quem sabe ou pesquisando na internet, se pode ou não pode fazer determinado ato.

Ademais, admitamos a hipótese de se decorar a "legislação" da OAB, de administrativo e da competência da Justiça do Trabalho.

Resultado: Reprovado, pois são 10 ítens (em regra) por disciplina.

Mas, admitamos que seja aprovado candidato com 30 pontos, e faça a segunda fase. Não são 4 peças passíveis de cair. Só de recursos, podems cair vários. Além das Iniciais, contestações, réplicas, tréplicas, ações autonomas de impugnação, suscedâneos recursais. Pelos meus cálculos nem se aproximam de 4, diria quase o triplo.

Admitamos ainda que o candidato logre ser aprovado. Ai é que começa a batalha.

Recado ao colega de 8 anos,

provavelmente sua redação não foi corrigida (sabemos todos a fama da UNIP!). A mercantilização dos cursos de direito é que ensejam sonhos frustrados (e frustrantes). A carreira da Advocacia, e mesmo as outras carreiras Jurídicas, mormente no Brasil, possuem nomes imortais, tais como (só para citar alguns da advocacia): Augusto Teixeira de Freitas, Rui Barbosa, Evaristo de Morais (o grande Rábula criminalista), Clovis Bevilaqua, Mário Bulhões Pedreira, Eráclito Sobral Pinto, Evandro Lins e Silva, Vitor Nunes Leal, Evaristo de Morais Filho....e não acaba a lista. Se alguém entrar no ramo, como soi comumente ocorrer, para enriquecer, esquecendo que advocacia não é comércio, e advogado não é comerciante, ai o resultado será sem dúvida frustante.

Se o objetivo for ser lembrado e reconhecido daqui a cem anos, ou ingressar no STJ ( que tem 33 ministros - 11 oriundos de Tribunais de Justiça - 11 oriundos dos TRF's - e 11 proporcional e alternadamente da Classe dos Advogados e do MP - enquanto ainda existe o "quinto constitucional")

também será frustrante, a matamática é simples, são poucas vagas, independentemente de relações políticas, ou pois não espero que passemos novamente por períodos de exceção em que os Advogados citados tiveram que arriscar até mesmo a vida na luta pela liberdade. E até por isso mesmo ficaram famosos no mundo inteiro (quem poderia imaginar que se impetraria Ordem de Habeas Corpus com base na Lei de proteção aos animais ?). O papel do Jurista é defender acima de tudo a liberdade, e demais Direitos Fundamentais, e não ser lembrado ad aeternum.

Se o objetivo for defender a justiça social e a liberdade, e demais Direitos Fundamentais, aí sim será gratificante o papel a ser desempenhado.

A propósito, a morte do Min. Quaglia Barbosa foi noticiada no Jornal Nacional.

E mesmo depois de escolher jogar futebol, não escolha o Flamengo, pois irá ficar meses e meses sem receber salário. E lembre-se que 90% dos jogadores brasileiros ganham entre um salário mínimo e 3 mil reais. Sua carreira será curta, mulheres interesseiras (pleonasmo) se aproximarão de você a todo momento, amigos e parentes irão te pedir dinheiro e bens emprestados. E esquecerão de que você joga no Flamengo, time que não paga seus jogadores em dia. Enfim, se puder escolher, estude. Obtenha conhecimento, cultura.

Thiago.

Anônimo disse...

Sie sind nicht recht. Es ich kann beweisen. Schreiben Sie mir in PM, wir werden umgehen. cialis rezeptfrei cialis 20mg 12 st?ck [url=http//t7-isis.org]cialis bestellen[/url]