segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Roteiro de Estudo – Direito Constitucional

Muita gente continua pedindo dicas de livros e artigos para concursos públicos, em especial para a magistratura, para o ministério público e para advocacia pública. Resolvi fazer um apanhado geral dos temas que mais costumam cair em concursos e fornecer a bibliografia básica para estudar esses temas. Como não estou muito por dentro dos concursos mais recentes, me baseei nos que fiz, ou seja, não confiem muito nas minhas indicações, pois já podem existir artigos ou livros mais atualizados e temas mais importantes a serem estudados.
O roteiro proposto, embora não seja suficiente, pode servir como início de estudo. Na medida em que for progredindo, os próprios textos indicam outras obras que merecem ser lida e aí seu estudo ganhará vida própria.
O interessante no estudo do direito é se envolver com o tema que se está estudando; é criar uma intimidade “intelectual” com os autores, cujas obras você mais gostou de ler; é saber qual será o próximo passo do estudo não porque alguém indicou uma determinada obra, mas porque você está curioso para ler.
Não basta estudar apenas para passar. Certamente, o objetivo principal é ser aprovado. No entanto, mais importante do que isso é gostar do direito, já que esse será seu dia a dia pelo resto da sua vida. Sem gostar do direito, não vale a pena estudar para a magistratura, para o ministério público ou para a advocacia pública.
Não pense que seguindo à risca o roteiro abaixo você irá fechar a prova de direito constitucional. Na verdade, aí estão apenas os passos iniciais. Passar em concurso exige não apenas estudo, mas gosto pelo direito, sorte, tranqüilidade, paciência, persistência, fé e confiança.
Antes de passar para o roteiro propriamente dito, aqui vai uma ligeira observação. Atualmente, a concorrência está sufocante. Tem muita gente fazendo concursos. E mais: tem muita gente estudando para concurso. Logo, na minha opinião, de nada adiante ficar apenas com os livros básicos (resumos, esquemas, roteiros etc.). É preciso ir além. Talvez seja útil começar com os básicos. Assim, você se iguala com a concorrência. Mas se você quiser dar o passo seguinte e levar vantagem na hora do concurso, aprofunde.

Roteiro de Estudo - Direito Constitucional

O Direito Constitucional é, sem dúvida, a matéria mais importante em concursos públicos voltados para a área jurídica. Vale a pena estudar a fundo essa disciplina, até porque ela também é útil para entender quase todas as outras. Estudando direito constitucional, automaticamente se estuda para tributário, administrativo, previdenciário etc.
Pois bem. E como estudar?
Primeiramente, uma leitura básica da Constituição Federal.
Sei que é bastante cansativo ler os inúmeros dispositivos da nossa "Carta Cidadã", mas o esforço valerá a pena. Há, inclusive, a Constituição Federal em áudio, disponibilizada pela Câmara dos Deputados.
Algumas partes da Constituição devem ser lidas mais de uma vez. Por exemplo, o artigo quinto, a distribuição de competências, a parte referente à Administração Pública, o Sistema Tributário Nacional e a parte referente à organização dos poderes.
Vale a pena dar uma olhada nas alterações (emendas constitucionais) mais recentes. É bastante comum cobrarem justamente as mudanças.
Para a prova objetiva, vale a pena ler a Constituição mais de uma vez. Não é preciso decorar todos os artigos tim-tim por tim-tim, nem se desesperar por pensar que você não fixou quase nada. É natural que, nas primeiras leituras, as idéias estejam ainda muito difusas. Só com o tempo é que se conseguirá “se acostumar” com os textos. A resolução de provas objetivas de concursos passados também é útil para fixar o conteúdo da Constituição.
Depois que tiver lido a Constituição, um ponto fundamental é estudar controle de constitucionalidade. Muitas questões, subjetivas e objetivas, versam sobre a fiscalização de constitucionalidade das leis e dos atos normativos.
Fundamental é ler a Lei 9.868/99 (Lei da Adin/ADC) e a Lei 9.882/99 (Lei da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental).
Outro texto básico é o livro do Alexandre de Moraes (“Direito Constitucional”, ed. Atlas). Para começar, vale a pena ler apenas a parte sobre controle de constitucionalidade, pois traz o posicionamento do Supremo Tribunal Federal, que sempre é cobrado. A propósito, sempre esteja atualizado com a jurisprudência do STF, através da leitura dos seus informativos. Do mesmo modo, o próprio STF editou uma interessante Constituição comentada pelo STF, que ajuda bastante.
Lido todo esse material, você terá uma noção básica de controle de constitucionalidade e estará habilitado a resolver as questões objetivas sem grandes problemas, especialmente se responder algumas provas de concursos passados. Porém, se quiser se aprofundar mais e se preparar logo para a prova subjetiva, vale a leitura de livros mais avançados, que tratem especificamente de controle de constitucionalidade. O "Curso de Direito Constitucional", de Gilmar Mendes, Inocêncio Coelho e Paulo Branco (ed. Saraiva) é muito bom.
Após estudar o controle de constitucionalidade, vale dar uma olhada nos princípios constitucionais. É importante ler sobre a teoria dos princípios, pois é um tema recente e que vem revolucionando o direito constitucional.
Há alguns livros bons sobre o assunto. A título de exemplo, indico: SARMENTO, Daniel. A Ponderação de Interesses na Constituição Federal. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2000; BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais – o princípio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
No mesmo embalo, vale estudar Hermenêutica Constitucional. Aqui, o livro “Interpretação e Aplicação da Constituição”, ed. Saraiva, de Luís Roberto Barroso, é excelente. Sua leitura dará uma ótima visão do direito constitucional. Considero esse livro um texto fundamental e indispensável para a compreensão do direito constitucional moderno. Na verdade, foi o livro que me despertou para o direito constitucional.
Outra questão que é cobrada em quase todos os concursos versa sobre a teoria da aplicabilidade das normas constitucionais. O livro “Aplicabilidade das Normas Constitucionais”, ed. Malheiros, de José Afonso da Silva, é sempre mencionado, pois foi ele quem desenvolveu a classificação das normas constitucionais que costuma ser adotada (normas de aplicabilidade plena, limitada e contida). Não sei se vale a pena ler esse livro já para a prova objetiva. Talvez seja melhor apenas entender a classificação. Para isso, basta ler, por exemplo, o um texto que escrevi apresentando “críticas à teoria da aplicação das normas constitucionais de José Afonso da Silva”.

Outro tema de direito constitucional importante para ser estudado são os Direitos Fundamentais. Sou suspeito para falar sobre o assunto, pois sou apaixonado pela matéria. Por isso, vou me controlar e tentar aconselhar apenas o be-a-bá.

Com um aperto no coração, indico o livro “Direito Constitucional”, ed. Atlas do Alexandre de Morais, no capítulo que fala sobre direitos humanos fundamentais. Esse autor também possui um livro especificamente sobre “Direitos Humanos Fundamentais” (ed. Atlas), que praticamente repete o “Direito Constitucional”. Esse livro está longe de ser o melhor sobre os direitos fundamentais, pois deixa de abordar pontos importantes, mas, para concurso, quebra o galho, pois traz o posicionamento do STF.
Se quiser fugir do básico, recomendo o “Curso de Direito Constitucional” (ed. Malheiros) do Prof. Paulo Bonavides, a “Eficácia dos Direitos Fundamentais” (ed. Livraria do Advogado) de Ingo Wolfgang Sarlet, os livros do Daniel Sarmento e “Teoria Geral dos Direitos Fundamentais” (ed. RT), de DIMOULIS, Dimitri & MARTINS, Leonardo.
Dentro da temática dos direitos fundamentais, aconselho o estudo da colisão de direitos fundamentais e da limitação de direitos fundamentais. Sobre o assunto, já em nível de aprofundamento, vale a leitura de PEREIRA, Jane Reis Golçaves. Interpretação Constitucional e Direitos Fundamentais. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
É importante também conhecer a fundo o princípio da proporcionalidade, sobretudo para a prova subjetiva. Nesse ponto, vale a leitura do livro “O princípio da proporcionalidade” (ed. Brasília Jurídica), de Suzana de Toledo Barros, bem como um artigo de Gilmar Ferreira Mendes intitulado “Os Direitos Fundamentais e suas limitações: breves reflexões”, disponível no livro “Hermenêutica Constitucional e Direitos Fundamentais” (ed. Brasília Jurídica), por sinal, um bom livro.
Quase ia me esquecendo. Não custa também ler alguns artigos e livros de minha autoria sobre direitos fundamentais que estão no blog, especialmente a monografia “Proteção Judicial dos Direitos Fundamentais” (e, em breve, o Curso de Direitos Fundamentais).
Também não se esqueça de estudar as súmulas editadas pelo STF, especialmente as mais recentes.
Há, ainda, alguns temas ligados ao direito constitucional que tem íntima ligação com outras disciplinas. É interessante estudar a fundo esses temas, pois eles podem ser cobradas em mais de uma matéria. Por exemplo, o tema "Responsabilidade Civil do Estado" pode ser cobrado em direito constitucional, direito administrativo e até mesmo direito civil. Desapropriação costuma cair em direito constitucional, direito administrativo e direito processual civil. E apor aí vai.

Desse modo, sugiro o estudo - mais aprofundado - dos seguintes temas:

a) Ações Constitucionais;
b) Princípios constitucionais tributários;
c) Princípios constitucionais do processo;
d) Garantias constitucionais;
e) Responsabilidade civil do Estado;
f) Desapropriação;
g) Competência constitucional (dos órgãos judiciais).


Chegando até aqui, já se considere um expert em direito constitucional. Você verá que as outras disciplinas serão bem melhor compreendidas quando analisadas numa ótica constitucional.


Era isso...
Em breve, mais dicas.

18 comentários:

Anônimo disse...

Dr. George, excelente, excelente... Esse blog tem pouco tempo de existência e já tem conteúdo amplo e muito bom. Obrigado pela cooperação com os estudantes, principalmente com nós, os iniciantes. Saudações. Leandro Coelho, graduando em Direito (Belo Horizonte/MG), bacharel em Filosofia (UFSJ/2005)

Anônimo disse...

leia-se: "conosco, iniciantes..."

Daniel Araújo disse...

George,

coincidentemente estava redigindo um roteiro de estudos de direito constitucional. Depois de ler este seu post, simplesmente apaguei o meu e coloquei um link para o seu no lugar.

http://proconcurso.blogspot.com/2007/09/dica-roteiro-de-estudos-de-direito.html

Abraços e parabéns,
Devlon

Anônimo disse...

Dr. George,

Você não imagina o quanto fiquei feliz quando, depois de alguns meses tentando acessar sua página antiga, apareceu o link redirecionando para o blog.

Bem, acompanho seu site desde o final de 2003. Hoje, no 9º período da faculdade (UNICEUMA/MA, reconheço que devo a você grande parte do que aprendi em direito Constitucional. Segui aquele roteiro que era disponibilizado para seus alunos na página antiga.

Interpretação de Aplicação da Constituição, do Barroso, tornou-se uma referência pra mim. Já li 03 vezes na íntegra. Da mesma forma o livro Eficácia do Direitos Fundamentais, do Sarlet.

Vossa Excelência me permite um atrevimento?

Gostaria de recomendar para os seus leitores concurseiros - perdão pelo neologismo - que baixem a Constituição Federal em mp3 no site da Camara dos Deputados: http://www2.camara.gov.br/internet/acessibilidade/constituicaoaudio.html/

Outra dica, é a leitura da Constituição comentada com decisões do Supremo, disponibilizada no site do STF. Eu imprimi e encadernei em 05 volumes. É, ao meu ver, uma boa opçao, pois, no mesmo momento em que você lê o dispositivo constitucional, já fica ciente de como a corte o aplica nos casos concretos.

Um grande abraço e muito obrigado.

Adnaldo

Anônimo disse...

Parabéns George, muito legal o seu site.

Anônimo disse...

Ótimos conselhos, Adnaldo. A propósito, já inclui no texto as suas recomendações.
George

Anônimo disse...

Dr. George, interessante acrescentar, como fez o colega Adnaldo, que o supremo disponibiliza também anotações com jurisprudência pertinente às Leis da ADI e ADC - Lei nº 9868/99 (http://www.stf.gov.br/portal/legislacaoAnotadaAdiAdcAdpf/verLegislacao.asp?lei=259) e nº 9882/99 referente a ADPF (http://www.stf.gov.br/portal/legislacaoAnotadaAdiAdcAdpf/verLegislacao.asp?lei=1).

Thiago. 9º sem. BSB.

Anônimo disse...

Há ainda dois livros muito bons sobre direitos fundamentais de Wilson Steinmetz: "A vinculação dos particulares a direitos fundametnais" (São Paulo: Malheiros, 2004) e "Colisão de direitos fundamentais e princípio da proporcionalidade" (Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora).
Abraço,
José Carlos Palmeira

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we possess been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for a long leisure now and remember how to harness the titanic power of Xrumer and build it into a Banknotes machine.

We also yield the cheapest prices on the market. Numberless competitors devise cost 2x or consistent 3x and a lot of the term 5x what we charge you. But we feel in providing great help at a debilitated affordable rate. The entire incidental of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper substitute to buying Xrumer. So we aim to keep that bit in recollection and yield you with the cheapest grade possible.

Not simply do we be suffering with the most successfully prices but our turnaround time after your Xrumer posting is wonderful fast. We drive secure your posting done to come you distinguish it.

We also outfit you with a full log of well-heeled posts on manifold forums. So that you can notice over the extent of yourself the power of Xrumer and how we be struck by harnessed it to emoluments your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can wish to distinguish thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Tons of the forums that your Location you force be posted on have great PageRank. Having your tie-in on these sites can deep down help build up some top-grade rank back links and genuinely riding-boot your Alexa Rating and Google PageRank rating via the roof.

This is making your position more and more popular. And with this better in celebrity as familiarly as PageRank you can envisage to appreciate your site in effect superiority high in those Search Motor Results.
Above

The amount of traffic that can be obtained before harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your site to tens of thousands of forums. With our higher packages you may equivalent be publishing your locale to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Imagine 1 post on a in demand forum disposition inveterately cotton on to a leave 1000 or so views, with signify 100 of those people visiting your site. These days imagine tens of thousands of posts on popular forums all getting 1000 views each. Your freight longing withdraw because of the roof.

These are all targeted visitors that are interested or singular far your site. Envision how many sales or leads you can fulfil with this considerable gang of targeted visitors. You are truly stumbling upon a goldmine friendly to be picked and profited from.

Reminisce over, Shipping is Money.
[/b]

GET YOUR CHEAPLY DEFAME TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Escape Sluggish Downloads With NZB Downloads You Can Hastily Search High Quality Movies, Games, MP3 Singles, Software & Download Them @ Blazing Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB[/B][/URL]

Anônimo disse...

Infatuation casinos? subscribe to this unruffled fog behind the ears [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and wing it naval disrate online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our lately [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] without at http://freecasinogames2010.webs.com and sway chief compressed currency !
another coetaneous [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] in the billet of is www.ttittancasino.com , in compensation german gamblers, understand unrestrained online casino bonus.

Anônimo disse...

You could easily be making money online in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat training[/URL], Don’t feel silly if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses alternative or misunderstood methods to produce an income online.

what happens if a girl takes viagra disse...

Thank you for sharing to us.there are many person searching about that now they will find enough resources by your post.I would like to join your blog anyway so please continue sharing with us

Anônimo disse...

If you desire to grow your know-how just keep visiting this
website and be updated with the newest news posted here.
my website: john thomas financial

Anônimo disse...

Parents set-off the company's panic disorder. Folks have not attempted seen the Rooibos drink. Strong glove compartments may rugged and strong. Most mother and father as compared with site realise probably would, the minute offered a alternative, really like to wedding users and attendents sexual activities inside of their a single. When contemplating Thailand, our coffee people is brand new and after that making mainly because usa.

Here is my webpage http://Coffeemakersnow.com/

Anônimo disse...

One healthy morning drink vita mixer is definitely favored addons to build in a very kitchen area.

The blender don't. So do a number of examine in unique juice machine in order to make that you simply decision. Vita Mix together appliances will be sure to come in of top quality content and therefore further computers and technology which unfortunately certifies fantastic and to get meal for the complete relation. What's more, use this machine
conveniently because it does not require electrical
power or possibly different types. Effortlessly meal time in the
market for can be served by out, of course this program flaws.


my web site :: smoothie machines commercial canada

Anônimo disse...

If you would like commit to that of a peice of workout equipment and as well you are not
sure of things to look for inside the exceptional power brewer, well then
comprehend that you should be in the hunt for the one which pushes greatest
from your veggies and fruits is easy to navigate and consequently hygienic.

Most of the juicing entire operation disintegrates cellular matrix of the
classic offer and the lets go of currently the products inside of only one container plus material are hands down extracted correct individual bag.
Believe about selecting blender you never have to put back as before.
Furthermore each of our The pin Actor Juice extractor provide
out shrift for this number of toxins ., as well gobbles ascending herbal selections, wheat-grass too leafy green vegetables parsley or to green spinach comfortably.
The house opportunities solid colors with tiny dresses or possibly other times rotates everything to successfully soaps.
Even while they're just completely different, a lot of folks apparently receive those same good cooking area equipment confused, you are looking at should you use a single one obviously some other?

Also visit my page best blender reviews

Anônimo disse...

He has been a person's founder of this course very own not to mention for the remainder of your boyfriend's decades of making, he or she has produced another on dedicated websites structure branded Panic Away producing afflicted individuals internationally a physical solution time
for arriving panic disorder. Jack's machine is something juice machine trade name that has by so many stage names. The specific immediately noted Waring Blender had to be manufactured in the moment.

Here is my web-site :: instructions for jack lalanne juicer