sexta-feira, 27 de julho de 2007

Curso de Direitos Fundamentais




Este post pode ser melhor lido ao som de Bob Marley:
Para quem não sabe, estou escrevendo um "Curso de Direitos Fundamentais", que pretendo publicar no ano que vem (2008), nas comemorações dos 20 anos da Constituição Federal de 1988.
É um projeto que está tomando muito o meu tempo, mas também está sendo muito gratificante do ponto de vista acadêmico. Tenho relido livros clássicos e refletido muito sobre os direitos fundamentais. Cada vez que caminho a chegada se torna mais distante. Quem escreve sabe do que estou falando.
Como sei que um livro é feito para ser lido, pensei em publicar alguns trechos aqui neste blog, até para receber um "feedback" dos leitores.
Vou começar com a apresentação do Curso. Aí vai:



Por que um Curso de Direitos Fundamentais?


Bob Marley compôs uma música que diz mais ou menos assim: “O que a vida me ensinou eu gostaria de dividir / Com aqueles que querem aprender (...) / Até o dia em que os direitos humanos básicos / Sejam garantidos igualmente para todos” (trechos da música War[1]).

Minhas pretensões, ao publicar este Curso, são bem mais humildes. Se eu conseguir fazer com que o leitor pelo menos se interesse pelos direitos fundamentais já está de bom tamanho. Meu objetivo é tão-somente propiciar, com uma linguagem leve e agradável, uma visão geral dessa matéria.

O que me motiva a levar pra frente essa missão é saber que é possível fazer com que os estudantes de direito se encantem com esse tema, assim como eu também um dia me encantei.

Lembro com perfeição do momento em que os direitos fundamentais mudaram minha vida acadêmica e, como conseqüência, também minha vida profissional. Tudo teve início em 1998. Eu ainda era um simples estudante da graduação.

Aquele ano foi particularmente especial, já que era um ano de comemorações: a Constituição Federal de 1988 completava dez anos, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 completava cinqüenta.

Em razão dessas comemorações, o ambiente acadêmico respirava direitos fundamentais. Havia palestras, cursos, seminários, concursos de monografia sobre o assunto. Nesse cenário, iniciei minhas primeiras pesquisas. Foi amor à primeira vista. A partir daí, esse tema passou a fazer parte do meu dia-a-dia, tanto profissional (como advogado, Procurador de Estado e, atualmente, Juiz Federal), quanto acadêmico (como estudante da graduação, estudante de especialização, estudante do curso de mestrado e, agora, professor).

Até então, confesso que minha relação com o direito era meio “sem sal”. Ainda não havia me empolgado com nenhuma disciplina jurídica. Achava que havia muita embromação e pouca emoção, muito formalismo e pouca substância. Não sentia qualquer entusiasmo ao ler uma obra jurídica. Sempre achei impressionante como os juristas possuem a péssima capacidade de transformar discussões extremamente interessantes em debates frios e sem-graça.

Mas com os direitos fundamentais, percebi que podia ser diferente, já que esses direitos possuem uma ideologia, um dinamismo. Eles estão cheios de valores. E podem ser utilizados como instrumento de luta em favor de um mundo melhor. Se forem bem manejados, esses direitos são capazes de se transformar em um poderoso mecanismo de mudança social. Era justamente isso que eu estava procurando. Algo típico do idealismo da juventude.

Desde então, minha relação com o direito melhorou da água pro vinho. Passei a gostar de verdade de estudar as disciplinas jurídicas, sempre tentando direcionar o estudo para a ótica dos direitos fundamentais ou pelo menos para o direito constitucional, que era o que me dava vontade de aprender. E assim fui crescendo profissionalmente... Passei em diversos concursos públicos, fiz especializações e mestrado, tornei-me Juiz Federal e professor. Tudo isso se deve em grande parte aos direitos fundamentais. Por isso, tenho uma gratidão especial para com eles. Sem eles, talvez eu fosse apenas mais um profissional do direito desmotivado e sem estímulo, como há muitos por aí. E a melhor forma que encontrei para retribuí-los por tudo o que eles me proporcionaram foi escrever este Curso, a fim de compartilhar com outros estudantes o mesmo sentimento de empolgação que eu senti e ainda sinto quando estudo essa matéria.


Um Curso Diferente


O direito constitucional, nos últimos vinte anos, foi, sem dúvida, entre todas as disciplinas jurídicas, o ramo do direito que mais evoluiu, não apenas quantitativamente, mas, sobretudo, pelo nível de qualidade e de refinamento acadêmico adquirido. Isso se deu de modo natural, como decorrência do processo de (re)democratização do país. Apesar disso, infelizmente, o que se nota é que o ensino dessa matéria, com raras e honrosas exceções, ainda deixa muito a desejar no que se refere aos direitos fundamentais. Ou o estudo é muito voltado para os aspectos processuais do controle de constitucionalidade ou se volta apenas para uma análise meramente formal das normas constitucionais, onde o papel do professor é tão somente ajudar o aluno a decorar os artigos e incisos da Constituição. Com isso, o estudante acaba lamentando a existência de tantos direitos previstos na Constituição brasileira!

Este Curso pretende mudar esse paradigma. O importante, dentro do ensino dessa disciplina, é fazer com que as pessoas assimilem e compartilhem os mesmos valores que inspiram o ordenamento constitucional. É extremamente necessário que a sociedade como um todo se convença da importância ética dos direitos fundamentais para a construção de um ambiente de convivência melhor para todos. E não somente isso. É preciso também que se lute diariamente pela realização desses direitos.

Os direitos fundamentais não devem ser para o aluno apenas um monte de textos a serem decorados avidamente, mas verdadeiras ferramentas de luta profissional e de cidadania a serem efetivados e vividos diariamente. É por esse motivo que os exemplos citados ao longo deste Curso procuram retratar o cotidiano. São polêmicas do dia a dia, que as pessoas, de certo modo, já estão acostumadas a debater. Os filmes, os programas de televisão, os noticiários, as revistas, os livros e até mesmo as novelas fornecem inúmeros casos extremamente interessantes que podem ser analisados sob a ótica de um estudo mais sério. Por que não aproveitar esse material?
Um dos méritos deste Curso que ora se apresenta – penso eu – é tentar criar um link entre o mundo acadêmico e a realidade, tentando demonstrar que, por detrás das discussões constitucionais, não há apenas conflitos normativos, mas também aflições reais, que podem afetar qualquer ser humano.

Dito isso, vale explicar rapidamente como foi dividido este Curso.


Estrutura do Curso


O Curso que ora se apresenta foi dividido em cinco partes.

Na Parte Um, apresentarei as premissas iniciais da teoria dos direitos fundamentais, como o conceito e a evolução histórica desses direitos. Também será apresentada, em linhas gerais, a disciplina dos direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Nessa parte, pretendo “abrir as portas para os direitos fundamentais”.

Na Parte Dois, analisarei as características jurídicas dos direitos fundamentais. São essas características que tornam esses direitos tão especiais e que permitem que o jurista tenha instrumentos para efetivá-los ao máximo.

Em seguida, na Parte Três, serão apresentados alguns princípios de interpretação de direitos fundamentais. Trata-se, portanto, de um ponto fundamental. São esses princípios que auxiliarão o aplicador do direito a enfrentar os difíceis problemas que surgem no dia a dia profissional quando se está diante de normas que prevêem direitos fundamentais. E podem ter certeza de que esses problemas surgem com muito mais freqüência do que se imagina.

Na Parte Quatro, há vários estudos de casos para facilitar a aprendizagem. É recomendável que esses estudos de caso sejam discutidos, quando possível, em sala de aula, através de uma espécie de dinâmica de grupo. Cada grupo de estudantes deverá defender o ponto de vista escolhido pelo professor, mesmo que não corresponda ao pensamento dos membros do referido grupo. É uma forma de compreender melhor a perspectiva alheia e praticar um pouco a técnica da argumentação. Além disso, o estudante é forçado a pensar como jurista. Essa técnica chama-se “case method” e foi desenvolvida na Faculdade de Direito de Harvard. Como se trata de uma das melhores escolas de direito do mundo, certamente é uma fórmula de sucesso, especialmente se as atividades em sala forem conduzidas com descontração e bom humor.

Finalizando o Curso, forneço, na Parte Cinco, algumas dicas sobre como aprofundar o estudo. Ou seja, ao mesmo tempo em que “fecho as portas” do Curso, “abro as janelas” para que o aluno possa continuar o aprendizado.


Como “encarar” este Curso


Para finalizar, tenho a obrigação de fazer alguns esclarecimentos.

Primeiro: não se trata de um Curso “ideologicamente neutro”, se é que é possível algo parecido. Sem querer polemizar com Kelsen (mas já polemizando), sempre entendi que o direito é um instrumento de poder que está longe de ser neutro, livre de qualquer influência ideológica. Isso vale tanto para dogmática jurídica (que Kelsen pretendia purificar, livrando-a de fatores extra-normativos) quanto para a prática judicial (que Kelsen reconhecia ser uma atividade intensamente política). O direito, em qualquer sentido que se dê à palavra, é impregnado de ideologia. Nele, há disputas políticas, conflito de interesses, valores colidentes em constante tensão. Não se trata de uma mera escolha técnica de qual a norma jurídica a ser aplicada ao caso concreto. Vai muito mais além. No âmbito dos direitos fundamentais, essa constatação é ainda mais clara. Querer discutir temas tão polêmicos de forma “neutra”, isenta de paixão ou sentimento, é ilusão.

Além disso, parto da premissa de que o direito, como qualquer instrumento de poder, é capaz de servir tanto à manutenção do status quo quanto à mudança social. Dentro dessas duas opções, o presente trabalho está comprometido com a mudança social e não com o conservadorismo. Portanto, este Curso é confessadamente tendencioso. Há um indisfarçável compromisso para com os valores constitucionais (de liberdade, de igualdade e de fraternidade), por mais que esses valores nem sempre sejam coerentes entre si. E a intenção é justamente tentar influenciar o estudante para que ele também compartilhe essa crença nos valores constitucionais.

Justamente por isso, devo pedir alguns favores sobre como encarar este estudo.

Em primeiro lugar, esteja sempre com a mente aberta, livre de preconceitos. O respeito para com o outro – independentemente de quem seja o outro – é a chave para conhecer e compreender os direitos fundamentais. Esteja constantemente preparado para dialogar, ouvir e tentar compreender as idéias alheias, mesmo que você não concorde com elas. Antes de julgar um ponto de vista, coloque-se na posição daquelas pessoas que o defendem para entender qual a sua razão de ser.

Por outro lado, apesar de estar disposto a conhecer idéias novas, tenha sempre uma visão crítica. Procure questionar tudo. Seja cético em relação aos chamados “argumentos de autoridade”. Não se conforme facilmente com os pontos de vista que lhe são apresentados. O direito é isto: argumentação e contra-argumentação, dissenso e debate. Não é preciso concordar com tudo o que está escrito neste Curso. Fique à vontade para discordar. Só não seja intolerante. A intolerância não combina com os direitos fundamentais.

Por fim, e aqui está um dos pontos principais, não restrinja seu estudo a apenas um ou dois livros. Há uma vasta sugestão bibliográfica na parte final deste livro, além de alguns artigos e livros citados ao longo do texto, que podem servir como ponto de partida. Procure aprofundar o estudo nos temas de seu interesse. Leia o máximo possível. Dedique-se. Acumule conhecimento e informação. Nunca perca a vontade de aprender e de estudar. Agindo assim, você estará no caminho certo, e o seu sucesso será inevitável.

Era isso. As críticas e sugestões são, obviamente, bem-vindas. Elas podem ser enviadas diretamente ao meu e-mail: georgemlima@yahoo.com.br. Afinal, “os fins justificam os mails”.

E nesse mesmo passo tecnológico, recomendo uma visita ao meu blog: georgemlima.blogspot.com.

Bom estudo!

[1] O mesmo trecho no orginal: “What life has taught me / I would like to share with/ Those who want to learn (...) / That until therebasic human rights / Are equally garanteed to all”.

7 comentários:

RUBEM FILHO disse...

Grande George,
Parabéns pela iniciativa.
Fico no aguardo do seu curso, que, com certeza, será uma imensa contribuição à literatura jurídica do país.
Um grande abraço,
Rubem Lima de Paula Filho

Anônimo disse...

Virei visitante freqüente deste blog e manifesto apoio ao trabalho nele divulgado. Estou ansioso pelo livro, obra que, certamente, fortalecerá o culto aos direitos humanos no Brasil. Aproveito a oportunidade para indicar ao professor George Lima e aos fãs de seu blog a leitura do voto proferido pelo Ministro Gilmar Mendes na Ext 986/Bolívia (Informativo STF n.º 476). O tema do voto está relacionado ao objeto do livro; lá fica encarecida a necessidade de se observarem os direitos fundamentais do extraditando, mesmo quando se leva em consideração a importância da cooperação internacional na repressão ao crime. Vale a pena ler.
Bom trabalho professor. Sucesso!

Anônimo disse...

Inimaginável hoje em dia, algum professor que se proponha a escrever um livro sobre direitos fundamentais, publicá-lo antes, na internet. Isso mostra os ideais do prof. George. Desde já eu afirmo, vou comprar o livro, não só para apoiar a iniciativa acadêmica, mas também para obter um livro didático, que com certeza será, o que ora se percebe pelas leituras da "parte zero", da apresentação, e do cap. 1.

Sinceramente professor George, Parabéns pela iniciativa !

Eu sou Acadêmico do 9º semestre do curso de Direito de uma faculdade de Brasília, e freqüentava assiduamente o site anterior. Fiquei muito feliz ao descobrir este blog. Particularmente para mim foi muito importante a leitura de alguns artigos de sua autoria.

Professor, eu indago ao senhor se o curso que pretende publicar será nos moldes do que foi feito por OSCAR VILHENA VIEIRA , professor da FGV no livro chamado Direitos Fundamentais – Uma leitura da jurisprudência do STF, publicado pela editora Malheiros?

O livro acima citado tem a seguinte estrutura:

Parte I- A gramática dos Direitos Fundamentais ( em que é apresentada a Teoria Geral dos Direitos Fundamentais)

Parte II – Valores Fundamentais

São apresentados vários princípios, iniciando-se pela Dignidade da pessoa humana e posteriormente alguns casos julgados pelo STF envolvendo este princípio, como o HC 71.373 a ADPF 54, a Extr. 633 e o HC 69657) . Após cada acórdão, são trazidas algumas indagações sobre os fatos e sobre o direito. Depois é apresentado um estudo prático, sendo proposta a análise do “caso Ramón Sampedro”.

Posteriormente é apresentada a problemática das liberdades, sendo colacionados excertos dos seguintes acórdãos: ADI 1969, HC 82424, MS 23452, SS 1203, ADI 3137, ADI 3194, ADI 534, MS 24133, RE 201819 e RE 153531. Após é apresentado o caso da farinha de mandioca.

Na seqüência é apresentada a problemática referente a Igualdade, tendo sido colacionados os excertos dos seguintes acórdãos: RE 161243, RMS 21046, ADI 1494, HC 81632, ADI 3197, RE 20954, AgRg em RE 271286, RE 226835, ADPF 45, RE 436996, AgRg em RE 241757, ADI 1512, ADI 1458, ADI 1480. Posteriormente são propostos dois casos, o caso das cotas na Faculdade Paulista de Medicina e o Caso da “Adoção do Bert”.

Parte III – Valores Instrumentais – Fala-se sobre o devido processo legal, sendo colacionados extenso número de acórdãos, e com posterior proposta de estudo do caso do Vereador de Paramirim/BA; o mesmo ocorrendo com o princípio da Cidadania, com colação de extenso número de acórdãos, sendo proposto o estudo do caso da proposição de plebiscito para a redução da maioridade penal.

Percebe-se que é apresentada doutrina, seguida de jurisprudência do Supremo Tribunal sobre o tema, e posterior análise de caso proposto.

Eu acho muito interessante os livros que propõem a análise de estudos de casos, mormente se for sobre Direitos Fundamentais como o será o seu.

Pelo que entendi, o seu livro seguirá, mais ou menos essa perspectiva, só que de maneira mais prática ainda, e didática. Estou bastante ansioso.


Parabéns novamente pela empreitada. Sou um grande fã e admirador do seu trabalho.

ATT.

Thiago.

Anônimo disse...

Thiago,
o Curso terá muitos estudos de casos, em moldes um pouco parecido com o do Oscar Vilhena.
Mas o público-alvo será sobretudo o aluno da graduação (e não da pós-graduação). A linguagem será mais "jovem", procurando "abrir a mente" do aluno que acabou de ingressar no mundo jurídico.

George Marmelstein

Anônimo disse...

Muito bom professor George, magnífica iniciativa, por mais que o senhor diga que o público alvo são os alunos da graduação (como eu), tenho certeza que será leitura obrigatória na pós...e a propósito, bela música para se ler o post.

ATT.

Thiago.

Anônimo disse...

George,

Este blogger é uma das maiores contribuições para o mundo jurídico no mundo virtual que já conheci, sobretudo por ser agradabilíssimo!
Parabenizo pela iniciativa e tenho certeza que os frutos logo serão colhidos.
Me tornei frequentador assíduo, e me empolguei mais com o curso.
Quanto aos trechos do projeto do livro, estão excelentes, leitura gostosa e que prende o leitor!
Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Professor George, boa note. Conheci o seu blog agora pouco e quero saber se já publicou o livro sobre os Direitos Fundamentais que menciona em seu texto acima. Se positivo, como e onde compra-lo? Aguardo informações.