quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Textos Selecionados – Teoria dos Direitos Fundamentais (aprofundamento)

Enquanto o “Curso de Direitos Fundamentais” não sai, aproveito o blog para fornecer aos alunos um material de estudo aprofundado a respeito da teoria dos direitos fundamentais.

São trechos de livros ou revistas (geralmente, capítulos/artigos), por mim selecionados, especialmente para os alunos da disciplina “Direito Constitucional II – Teoria dos Direitos Fundamentais”.

Trata-se, portanto, de material utilizado para fins exclusivamente didáticos, sem qualquer fim lucrativo. Aliás, nunca é demais ressaltar: o presente blog não tem qualquer finalidade lucrativa. Nem mesmo há banners de publicidade ou de Adsense (lucro indireto). Meu interesse é tão somente divulgar os direitos fundamentais. Fazer com que o estudante de direito se encante com esse tema e, na sua futura atividade profissional, lute pela efetivação desses valores constitucionais. Mesmo assim, caso algum autor ou editora não queira ter a obra aqui divulgada, excluirei o link sem qualquer problema.

Os autores abaixo (aliás, menos um: eu) são as maiores autoridades em direitos fundamentais atualmente aqui no Brasil (alguns são estrangeiros, na verdade). São juristas antenados e influentes, que estão quebrando paradigmas e criando novos conceitos e princípios totalmente diferentes do pensamento jurídico tradicional. Se você analisar a sugestão bibliográfica já apresentada, vai perceber que a grande maioria desses juristas possui livros publicados sobre os direitos fundamentais. Vale a pena comprar os livros por eles escritos, pois eles estão na vanguarda. Os textos aqui disponibilizados são, na verdade, apenas fragmentos do pensamento desses juristas.

Fiz questão de colocar textos de autores com orientação ideológica diversa, justamente para dar mais pluralidade ao debate. Por enquanto, somente recomendei textos em língua portuguesa. Em breve, estarei fazendo um post semelhante com autores de outras línguas.

Logicamente, há diversos outros constitucionalistas igualmente bons (aliás, de cara, sinto a falta, na relação abaixo, do Professor Paulo Bonavides). Mas a minha idéia é ir acrescentando outros juristas aos poucos e fazer deste espaço, quem sabe, a maior biblioteca virtual sobre direitos fundamentais.

Por isso, quem tiver sugestão de outros textos relevantes dentro dessa temática (direitos fundamentais) fique à vontade para enviar.

Conceito e evolução dos Direitos Fundamentais

1. Vilhena, Oscar. A Gramática dos Direitos Humanos.
















3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimas sugestões. Mas ocorreu erro ao tentar baixar os arquivos dos autores: Maus, Lopes, Silva (Virgílio Afonso), Marmelstein.

Anônimo disse...

Professor George,

Primeiramente, parabéns pelo blog! Quase todos os dias eu o acesso! Já acompanhava o senhor quando do antigo site! Seus artigos e colocações são sempre admiráveis! Aliás, esses textos são maravilhosos e são realmente ótimas sugestões! Por isso, gostaria de saber: quando o senhor postará esses textos com o a designação "em breve"? Apaixonei-me pelos direitos fundamentais, assim, fico sempre na expectativa de ler esse artigos! Um abraço e desculpe-me a "exigência" (sei muito bem o quanto o senhor é atarefado)!

Anônimo disse...

caro, professor...tenho uma dúvida gigante...seria a modalidade SUBSÍDIO entendido como PARCELA ÚNICA uma forma de RETROCESSO SOCIAL quando forma de vedação de direitos sociais como hora noturna, periculosidade/insalubridade que não sejam inerentes(regra) a determinada categoria?

obrigado

EXCELENTE BLOG E EXCELENTES TEXTOS

Celso Barros
celsinhobarros@uol.com.br